Subscribe Now
Trending News

Ipira

Apresentação

IPIRA/SC É ENCANTADORA E CHARMOSA POR NATUREZA.
Por sua arquitetura, sua gastronômica, pelos seus eventos, tudo para oferecer a maior infraestrutura turística.
A cidade apresenta mais de 22 pontos turísticos que estão sempre à espera do visitante e da comunidade em qualquer período do ano. A simpatia do povo Ipirense, as belezas que são vistas em cada cantinho da cidade, o amor e a riqueza dos detalhes, estão retratados em cada um destes locais.

Separada da cidade de Piratuba por uma ponte sobre o Rio do Peixe, Ipira é uma pequena localidade com pouco mais de 5.000 habitantes. Vale a pena um passeio pelo lugar, onde ainda existem muitas antigas casas em madeira construídas pelos primeiros moradores alemães. Na época de calor, a indicação é o local conhecido como Cascata da Usina, área de lazer onde já funcionou uma usina. Ali, uma pequena trilha leva ao arroio Capelinha, pedregoso e raso, com duas quedas d´água onde existe também uma caverna. Ao lado, funciona o Mini-Mundo, com miniaturas de manjolo, engenho e equipamentos de trabalho acionados por roda d’água. A 5 km do centro, uma estrada de terra leva a um dos pontos mais altos de região, onde se destaca uma construção chamada de templo esotérico. Produtos da região podem ser comprados na Casa Colonial, no centro da cidade.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 154.565 km (IBGE/2016)
População: 4406 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°24’13
Longitude: 51°46’23
Altitude: 409 m
Cidades próximas: Peritiba, Piratuba, Alto Bela Vista, Ouro, Capinzal, Presidente Castelo Branco.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Ipira

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Ipira.

Saiba Mais

Localização

Acesso a partir da rodovia SC-462.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chepacó, distante cerca de 127 km do Município de Ipira.