A Noite das Lanternas acontece sempre na última semana do mês de novembro e é uma tradição anual que dá abertura à programação de Natal em Ipira. O evento que teve início em 1993 por iniciativa do Grupo Folclórico Hunsrücker Volkstanzgruppe e é uma tradição germânica que veio de uma lenda, que dizia que uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição. Atualmente, grupos folclóricos convidados desfilam pela cidade empunhando lanternas. Para isso a iluminação pública é desligada. Os postes são decorados com lanternas, bem como a Prefeitura, além das luzes natalinas, sem contar com os anjos construídos em armação metálica. No decorrer do desfile, bandas fazem o acompanhamento musical. Em frente à Prefeitura, o show pirotécnico e uma cascata em véu deixam o céu totalmente iluminado e as pessoas extasiadas com tamanha beleza. O destino é a Praça Geraldo Clemente Dieckmann, onde os grupos se aglomeram e iniciam as apresentações. Logo após uma Banda Musical encerra com chave de ouro as programações da noite.

Contatos:
ipira@ipira.sc.gov.br